La importancia de los centros de educación ambiental en la construcción de la sustentabilidad

Lourdes Brazil Dos Santos, Samira Oliveira

Resumen


O trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa, cujo objetivo foi identficar as contribuições do Centro de Educação Ambiental Gênesis, instituição localizada no município de São Gonçalo, Rio de janeiro, Brasil, para a construção da sustentabilidade em nível local. Através de exame de documentos, fotografias, observação e entrevistas, foi possível identificar que as atividades oferecidas são educação, treinamento e recuperação da cobertura vegetal e que elas tem contribuido para o atendimento das necesidades locais e a promoção de um proceso endógeno de mudança a partir do bairro Água Mineral. As atividades de educação tem sido importantes para proporcionar informações a respeito da importancia histórica e ambiental local e paulatinamente esta contribuindo para o cuidado e respeito com o local, por parte da população. As atividades de treinamento está contribuindo para a formação de profissionais, que dessa forma se constituem em disseminadores em seus ambientes de atuação. A recuperação da cobertura vegetal, além das questões das alterações climáticas, traz contribuições no que diz respeito à participação comunitária. No inicio da atuação do Centro Gênesis a população pouco se intressava em discutir a problemática socioambiental do bairro. À medida que a restauração da cobertura vegetal avançou e promoveu o embelezamento local, alguns moradores passaram a ter uma relação mais afetiva. Então podemos destacar que encontra-se em curso: A criação de uma nova imagem do local, Um processo de superação da estigmatização e ofortalecimento da auto-estima dos moradores, que é um aspecto importante para a promoção da participação. A conjugação desses resultados mostra que os CEAs podem ter um papel relevante na construção da sustentabilidade e também serem instituições privilegiadas na construção da sustentabilidade, principalmente, a partir dos espaços urbanos, onde os problemas socioambientais se intensificam, como por exemplo os municípios periféricos, como é o caso de São Gonçalo.

Palabras clave


periferias urbanas, educación ambiental, sostenibilidad.

Texto completo:

PDF


 

 

 


RINDERESU (REVISTA INTERNACIONAL DE DESARROLLO REGIONAL SUSTENTABLE). Vol. 8, Núm 1 y 2, Enero-Diciembre 2023, es una publicación anual editada por ​El Colegio de Veracruz, calle Carrillo Puerto #26, Col. Centro, Xalapa, Veracruz, México. C.P. 91000, Tel. (228)8415100, www.colver.edu.mx, colver@colver.edu.mx. Editores responsables:​ Dra. María Graciela Hernández y Orduña y Mtra. María del Carmen Celis Pérez. Reserva de Derechos al Uso Exclusivo No. 04-2015-101412513900-203, ISSN: 2448-5527, ambos otorgados por el Instituto Nacional del Derecho de Autor. Responsable de la última actualización de este número, Área de Informática de El Colegio de Veracruz: Dr. José Luis Soto Ortiz y L.I. Pedro Urieta Aguilar.​ Calle Carrillo Puerto #26, Col. Centro, Xalapa, Veracruz, México. C.P. 91000, Tel. (228)8415100,  fecha de última modificación, 10 de abril de 2024.

Las opiniones expresadas por los autores no necesariamente reflejan la postura del editor de la publicación.

Queda prohibida la reproducción total o parcial de los contenidos e imágenes de la publicación sin previa autorización de El Colegio de Veracruz.